Como a iluminação pode mudar a aparência de um ambiente
Você já parou para pensar como a iluminação transforma a aparência de uma casa? Alterar a luz pode ser o detalhe que você está procurando para mudar a aparência de um cômodo e revitalizar o seu imóvel.
A luz influencia diretamente em como nos sentimos em um ambiente e, por isso, é uma questão fundamental na hora de construir ou reformar. Uma iluminação planejada tem o poder de deixar a casa com um ar confortável, claro e amistoso.
Por outro lado, também é possível criar um ambiente com as medidas e móveis perfeitos e, ainda assim, parecer absolutamente sem graça se o espaço não estiver bem iluminado.
Por isso, um projeto de arquitetura com um estudo de iluminação é poderoso quando pensamos em dar mais vida para nossa casa.
Vamos mostrar como a iluminação pode mudar a aparência de um cômodo e tudo o que você precisa saber antes de escolher a iluminação ideal.
Por que a iluminação pode mudar a aparência de um cômodo?
Quem nunca olhou para um espaço sem vida e pensou que a solução definitiva para mudar a aparência do cômodo era comprar uns objetos de decoração ou pintar uma das paredes?
Sempre que se fala em mudar algo em casa ou investir em uma pequena reforma, esses itens sempre vêm à cabeça como a solução para tudo.
Mas, se você conversar um pouquinho com um arquiteto ou designers de interiores, vai entender que um bom jogo de luzes é um dos maiores aliados quando o assunto é transformar a aparência de um espaço.
Uma iluminação planejada tem o poder de provocar sensações de prazer, além de influenciar nas tarefas diárias e no consumo da conta de energia no final do mês. Já uma iluminação inadequada pode, aliás, trazer riscos para a saúde.
No ponto de vista da decoração, uma boa iluminação vai esquentar ou esfriar os ambientes, dar destaque a itens, ressaltar elementos, separar ambientes, definir áreas de circulação etc.
Os ambientes e a iluminação
No quarto, por exemplo, a iluminação deve se ajustar as atividades que são realizadas no por ali, como ler, assistir televisão, trocar de roupas e fazer a maquiagem.
Já na cozinha, a luz mais clara é ideal para cozinhar. Agora, nos jantares uma lâmpada pendente em cima da mesa com uma luz mais fraca e amarelada, oferece uma sensação intimista mudando a aparência do cômodo e acolhendo esse momento gostoso.
E lembre-se: a intensidade da luz faz toda a diferença nessas tarefas e as cores também mudam a aparência do cômodo.